Posso usar roupinhas em meu Spitz?

Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.- Cão: Ralph Lord of Treville

Os spitz  são originários do leste europeu ou seja de uma região bem fria enfrentando na natureza temperaturas abaixo de zero. São cães de pelagem primitiva que tem duas camadas o pelo e o sub pelo.

Quanto a eles sentirem calor no verão ou frio no inverno, a pelagem protege contra os excessos, lembrando que eles sofrem mais por causa do sol no verão do que do calor em si.

Os cães fazem a troca de calor com ambiente através das vias respiratórias e não através da pele como em seres humanos, por isso não há necessidade de tosar seu spitz no verão e nem de colocar roupinhas no inverno . Abaixo segue uma imagem da utilizando um Termovisor (Flir Systems) internet que ilustra bem isso.

Imagem acervo Flir Systems

Então resumindo as camadas da pelagem  são a proteção natural deles tanto contra o calor como contra o frio. Não existe uma necessidade de utilizar roupinhas no seu Lulu, pois ele é naturalmente bem protegido. Caso você opte por uma vez ou outra usar uma roupa por questão de estética, você deve realizar a escovação após tirar a roupinha dele, para evitar embolados no pelo.

Resumindo: Você pode, mas apenas por uma questão de estética, não há necessidade.

Comments are closed.