Ok Vamos então procurar esclarecer todas as dúvidas sobre merles

Por que a AKC (American Kennel Clube) aceita registro de merles e a FCI não?
Cada instituição é baseada em preceitos cinófilos próprios e praticados e formulados através do tempo. A FCI não tem como premissa rastrear as variedades até os primórdios da raça, seguindo essa linha de analise eles não chegaram a um registro  ancestral da existência dessa cor e levantando a possibilidade da cor não ser originária do SPitz Alemão e suas variedades. Todavia cabe lembrar que a cor foi durante muitos anos aceita pela FCI.A FCI passou a não aceitar o registro de merles porém outras raças tem essa variação de cor (shetlands, borders etc)

Merles tem problemas de saúde?

Spitz Merles são tão saudáveis e tão susceptíveis a qualquer patologia tanto quanto as outras variedades de cor.

O problema do Merle X Merle – O acasalamento feito entre duas linhas de merles (temos exceções que não vamos tratar nesse texto) pode trazer problemas na distribuição de eumelanina, problemas de pigmentação e heterocromia . além de potencializar ou seja aumentar as chances de problemas de surdez ou cegueira parcial.

Por que a criação de merles é tão difícil e criteriosa?

Por que ao observar um pedigree você pode ter um laranja sable (por exemplo) portador de merle e não saber disso e acabar cruzando as linhas.

E as fotos bizarras que algumas pessoas postam na internet?

São famosas fotos de um filhotinho merle com olhos esbugalhados, o interessante é que são meio dúzia de fotos que não foram sequer fechado diagnóstico que são relativas a presença da cor merle, ao passo que temos centenas de fotos de filhotes com má formação devido a uma série de outros fatores ou até mesmo frutos de síndromes, anasarca etc.

Se merle é uma coloração do “demônio”  como algumas pessoas colocam, por que em  outras raças não são consideradas assim?

Em outras raças se tem a consciência dos acasalamentos que devem ser feitos, e que esse tipo de restrição não acontecem só nos merles, Dog Alemão cinza por exemplo, raças com cores chocolate, zabela etc... tem restrições . O que acontece é que é muito mais fácil atacar o que você não gosta do que se informar e respeitar a opinião do próximo.

Olhos Azuis?

Não nunca, não saõ desejados os olhos devem ser castanhos e isso poucos criadores conseguem fazer corretamente . Pelagem merle sim olhos azuis não.

Você está estimulando que os criadores criem merles?

Não de maneira nenhuma até por que a esmagadora maioria não tem conhecimento nem interesse e alguns nem capacidade intelectual para estudar a respeito da raça quem dirá estudar sobre um assunto mais complexo .

Sobre venda e  pedigree:

Todos absolutamente todos devem ser vendidos castrados, e os machos já recomendo que o sejam de maneira pediátrica. Sendo assim o novo proprietário de uma coloração exótica pode ser suprido de sua necessidade de um registro com um contrato e cópia do pedigree dos pais, pelo menos até que a FCI volte ou não aceitar os merles. Outra opção do criador é fazer o registro nos EUA mas a burocracia é bem chata.

Lembrando que a criação de alguns exemplares merles devem ser muito bem gerenciadas e separadas das outras linhas de trabalho que o canil segue.

Espero ter esclarecido de forma bem objetiva todas as duvidas mais prementes aos proprietários.

PS: Criadores antes de criarem merles procurem criar bons laranjas pretos etc... Antes de ser merle o cão deve ser um bom exemplar da raça