Você sabe realmente como é o pelo do Spitz Alemão? Muita gente não sabe, mas, essa raça possui uma textura correta e almejada, que também contribui para garantir a exuberância da pelagem.

É muito comum que as pessoas associem a pelagem dessa raça a um aspecto liso. Mas esse é muito grande erro!

Inclusive, um dos motivos mais frequentes para que o pelo desse cão não fique na textura correta, e a falta de conhecimento sobre o assunto. Não é raro ver pet shops e até mesmo tutores usando produtos e técnicas erradas na hora de fazer a manutenção, simplesmente por não saberem qual o correto.

Por isso, nesse post vamos explorar mais a fundo esse tema.

A estrutura do pelo do Spitz Alemão

Bom, agora vamos a parte prática, como é a estrutura e textura do pelo do Spitz Alemão?

Essa é uma raça que possui pelo e subpelo. E é justamente essa característica que possibilita uma estética mais "armada" e fofinha".

Em relação a textura, é comum as pessoas acharem que o pelo desse cão é liso, assim como do Shitzu, e esse é um grande erro. Isso porque, esse liso não permite que o pet fique com a aparência característica da raça.

A pelagem deve ser armada, sendo que o subpelo precisa ter uma boa densidade para dar volume. Outro detalhe muito importante é que a pelagem jamais deve ficar ressecada. O aspecto armado deve ser obtido de maneira natural, e não ser um reflexo de falta de nutrientes nos pelos.

Como você pode ver no vídeo acima, o pelo tem uma boa mobilidade, mas, mantém o formato que a escova faz. Ou seja, ele não fica "escorrido".

Função biológica do pelo

Quando falamos de textura de pelagem do Spitz Alemão, muitas pessoas acham que ela só é relevante para a parte estética. E esse também é um erro que você precisa parar de cometer hoje mesmo.

A textura armada dos pelos dessa raça tem diversas funções biológicas na natureza. Começando pelo fato que ela ajuda a regular a velocidade da troca de calor com o ambiente.

Sabe quando você olha aquele bebê Spitz peludinho, e as vezes pensa se ele está passando frio ou calor demais? Se a textura da pelagem dele é a correta, isso não vai acontecer, pois ele iá manter a sua proteção térmica.

Além disso, os pelos também trazem uma proteção contra o sol, água e chuva. Isso porque, a pelagem primária é semipermeável.

Outro fato curioso é que a pelagem muda conforme a época do ano. Em períodos mais frios, ela se torna mais densa, de modo a criar uma espécie de casaco para proteger o cão das baixas temperaturas. Já nos períodos mais quentes, ela se torna menos densa para permitir que o ar circule com mais facilidade e evite o superaquecimento.

Não se engane, pelagem excessivamente macia, lisa e sedosa como cabelo não é a maneira correta!

A pelagem precisa sempre ter a característica armada, não ressecada, de modo que o subpelo sustente a segunda camada de pelagem.

Quer saber saber mais sobre a raça Spitz Alemão? Então não deixe de acompanhar a gente nas redes sociais e o nosso blog!