Manutenção da Pelagem

Você é proprietário de um Spitz Alemão, então a manutenção da pelagem é uma dos assuntos que você precisa conhecer. Este cãozinho originário do leste europeu tem um pelagem dupla ou seja ele tem pelo e sub-pêlo, graças a essa proteção natural ele consegue aguentar em condições quase extremas de temperatura. Olha essa imagem de um de nossos cães passeando na neve, lá na Letônia.
Sabendo agora essa informação começam as observações sobre manuseio e manutenção da pelagem do seu Spitz.

Banhos em intervalos superiores a 15 dias. Banhos semanais prejudicam a pele e o subpelo do seu spitz, causando queda, quebra e uma saúde ruim do pelo do seu cãozinho. Não se preocupe pois por ser de uma região muito fria a oleosidade da pele destes pequenos é bastante diferente dos nossos cães tropicais que precisam banhos semanais.
Não use condicionador – use apenas shampoo e muito esporadicamente mascaras para volume. O subpelo do seu spitz é bastante delicado e além das funções de isolamento contra, frio ou calor ele tem a função de sustentar o pelo armado para que todo esse casaco tenha sua função, por isso relaxar essa pelagem com condicionadores ou hidratações malucas não é uma boa saída
Não use rasqueadeira, essa ferramenta muito utilizada em pet shops (pois acelera a secagem do cão ) acaba arrancando o sub pelo e causando danos extensivos a beleza da pelagem do seu cão.
Não utilize escova ou pente enquanto seu cão não estiver total e absolutamente seco, utilizar escova durante o processo vai danificar o pelo pois você tem a sensação que ele está “embolado” quando está apenas úmido
NÃO FAÇA A TOSA “BOO” – esse tipo de tosa onde é removida parte da camada do sub pelo é extremante prejudicial para a saúde da pelagem do seu cão. Alguns exemplares que são tosados dessa maneira, inclusive utilizando a maquina, acabam desenvolvendo alopecias , como a alopecia pós tosa onde o pelo leva até 3 anos para começar a crescer novamente, devido as lesões micro dérmicas causadas no folículo piloso.
Procure um Pet que saiba o que está fazendo. Não confie seu cãozinho não mão de um profissional desqualificado
Alimentação de qualidade – forneça a seu pequeno uma alimentação de alta qualidade, a ração influencia muito na qualidade da pelagem. Não forneça rações coloridinhas ou que contenham corantes artificiais. Aqui recomendamos Royal Canin Junior ou X-small, todos nossos cães se alimentam com elas inclusive nossos cães de competição que tem uma exigência funcional muito maior.

Onde encontrar:

Você pode encontrar ótimos produtos em lojas especializadas nos EUA e Europa ou no Brasil você pode encontrar um kit muito bacana para manutenção da pelagem na loja @PetDream no Instagram ou no Facebook.