Cuidado com as verminoses

Todo e qualquer cachorro, independente do tamanho, raça ou local onde é criado, desenvolvem vermes. O período pode variar de 2 a 6 meses, mas todos eles desenvolvem vermes no aparelho digestivo, e vermes podem até matar.
Assim, uma desverminação periódica é necessária e obrigatória para a boa saúde do animal. Cachorros criados em ambientes mais limpos levam mais tempo para desenvolver vermes. Um período de 3 a 4 meses entre as aplicações dos vermífugos normalmente resolve o problema.

Vermífugos devem ser comprados somente em farmácias ou consultórios veterinários. A quantidade de comprimidos a ser administrada muda conforme o peso do animal. Nunca administre uma quantidade de comprimidos menor que a indicada, porque neste caso não servirá para nada.

Anote a data da desverminação e certifique-se que o cachorro engoliu o comprimidos. Para isto, você pode utilizar alguns truques: misturar com petiscos, quebrar os comprimidos e colocar dentro de pedaços de salsicha, etc. Existem alguns pequenos petiscos que já vem com o lugar para colocar o comprimido dentro, vale a pena experimentar.

Dentro de 15 dias, você pode repetir a dose, a fim de eliminar os vermes novos que estavam na fase de ovos quando foi administrada a primeira dose. Dentro de 3 a 4 meses, repita o processo novamente. Mantenha anotadas as datas para não se perder.

Alguns sintomas de que o cão está com vermes podem ser: remelas grandes nos olhos pela manhã, perda de apetite, vômitos sem motivo, diarreias ou fezes com "gelatina" misturada.

Alguns alimentos aumentam a incidência de vermes e os fazem procriar mais rapidamente. O leite e a carne crua são dois exemplos. Nunca dê leite de vaca ou carne crua para os cães. No caso do leite, a situação ainda é pior: o estômago deles não está preparado para absorver a lactose e o excesso de gordura presente no leite de vaca, e pode provocar vômitos e diarreias compulsivas.

Utilize vermífugos de boa qualidade e se possível visite seu veterinário com regularidade.

Comments are closed.